Tradutor

sexta-feira, 2 de novembro de 2018

       I ENCONTRO ESTADUAL DE INSTITUIÇÕES DE PESSOA COM DEFICIÊNCIA - PcD


No ultimo dia trinta do mês de outubro de dois mil e dezoito (30/10/2018), a Associação dos Deficientes Físicos de Campo Alegre - AL (ADEFICAL), participou do I encontro estadual de instituições da pessoas com deficiência, promovido pela Secretaria de Estado da Mulher e dos Direitos Humanos (Semudh), por meio da superintendência de Políticas de Direitos para a Pessoa com Deficiência (Supcd),   com os representantes Ramilson Alexandre dos Santos, Claudionor Rocha da Silva, Eliane da Silva Santos e Nedivânia Barbosa Nunes Alexandre, O evento deu início as 8 horas com credenciamento e as 9 horas foi formado a mesa de abertura com autoridades importante para a política da pessoa com deficiência, como por exemplo a vereadora por Maceió, e deputada Federal eleita Tereza Nelma, Secretária Estadual da mulher e dos direitos humanos,  o presidente do Conselho Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência (CONADE) Antônio Muniz da Silva, entre outros, e teve como foco principal debater sobre os direitos e políticas públicas para a Pessoa com Deficiência (PcD) e ocorre em parceria com o Conselho Estadual da Pessoa com Deficiência e o apoio da Universidade Maurício de Nassau. E teve o público em 350 convidados, Durante o evento, foi discutidas quatro temáticas: o presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência de Paulo Afonso (BA), Dr. Lúcio Flávio Teixeira, abre a discussão acerca da dignidade e direitos da PcD; o mestrando em Sociedades, Tecnologias e Políticas Públicas, Guilherme Vasconcelos, vai falar sobre as políticas e obrigações do poder público em alcançar a efetividade na lei brasileira de inclusão.

As palestras prosseguem com a participação do presidente do Conselho Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência (Conade), Antonio Muniz da Silva, que falará sobre a importância do controle social das políticas públicas da PcD. Encerrando o encontro, a assistente social especialista em Gestão de Facilitadores, Mônica Sarmento, vai discutir a metodologia de gestão nas entidades, parcerias e captação de recursos.

Integração
O encontro também teve a integração e o compartilhamento de conhecimentos entre as instituições que acolhem a PcD. Dentre as dezenas de convidadas estão a Associação dos Deficientes de Alagoas (Adefal), Associação Pestalozzi de Maceió, Associação de Amigos do Autista de Alagoas (AMA-AL), Associação dos Hemofílicos de Alagoas, entre outras.

As instituições do interior do Estado também estarão presentes como a Associação Pestalozzi de Arapiraca e Taquarana, Associação dos Amigos e Pais de Pessoas Especiais (AAPPE) das filiais de Penedo e Santana do Ipanema, Associação dos Deficientes Físicos de Pilar (Adefip), Associação dos Deficientes Físicos de Campo Alegre - AL (ADEFICAL entre outras.




Nenhum comentário:

Postar um comentário