Os membros do Conselho Estadual da Pessoa com Deficiência foram empossados na manhã de ontem (02/04/12), no Palácio República dos Palmares pelo governador em exercício, José Thomaz Nonô. Reativado e com os novos membros o conselho agora pode trabalhar pela integração das pessoas com deficiência e fiscalizar o cumprimento da legislação.
A deputada federal, Rosinha da Adefal, presidente da Organização Nacional de Entidades de Pessoas com Deficiência (ONEDEF) participou da posse e relembrou a luta desde 2000 para a reativação e funcionamento pleno do conselho.
A deputada disse que se sente feliz, vitoriosa e confiante com a implantação do Conselho. Destacou que será importante para a aquisição de recursos federais que vão proporcionar melhorias aos que possuem algum tipo de deficiência.
Na solenidade, Rosinha falou sobre o Plano Nacional que aporta R$ 7 bilhões para serem investidos em cinco eixos: Acessibilidade, Educação, Saúde, Tecnologia e Mobilidade. “São recursos que chegarão também nos municípios alagoanos, onde as dificuldades são maiores que na Capital. Isso será possível através do Conselho, com organização e procedimentos burocráticos”, assegurou Rosinha.
O conselho é um órgão é à Secretaria de Estado da Mulher, da Cidadania e dos Direitos Humanos. Na solenidade, a secretária da pasta, Katia Born, disse que o Programa de Governo Alagoas Tem Pressa defende a inclusão social o que justifica a implantação do Conselho que vai formular e implementar políticas públicas de interesse das pessoas com deficiência.
O Conselho Estadual dos Direitos de Pessoas com Deficiência é composto de doze membros titulares e respectivos suplentes. Foram eleitos Família Alagoana Down; Federação das Associações Pestalozzi de Alagoas (Faspeal); Associação de Cegos de Alagoas; (Acal); Associação dos Amigos e Pais de Pessoas Especiais (AAPE); Fundação Casa do Especial (Funcae); Associação dos Deficientes Físicos de Alagoas (Adefal) e, como suplente, a Associação de Pais e Amigos do Autista (Assista).
Fonte: Alagoas em Tempo e Ascom Rosinha da Adefal
Nenhum comentário:
Postar um comentário