Tradutor

terça-feira, 3 de abril de 2012

Posse dos membros do Conselho Estadual da Pessoa com Deficiência, com participação da Dep. Federal Rosinha da Adefal

Os membros do Conselho Estadual da Pessoa com Deficiência foram empossados na manhã de ontem (02/04/12), no Palácio República dos Palmares pelo governador em exercício, José Thomaz Nonô. Reativado e com os novos membros o conselho agora pode trabalhar pela integração das pessoas com deficiência e fiscalizar o cumprimento da legislação.

A deputada federal, Rosinha da Adefal, presidente da Organização Nacional de Entidades de Pessoas com Deficiência (ONEDEF) participou da posse e relembrou a luta desde 2000 para a reativação e funcionamento pleno do conselho.

A deputada disse que se sente feliz, vitoriosa e confiante com a implantação do Conselho. Destacou que será importante para a aquisição de recursos federais que vão proporcionar melhorias aos que possuem algum tipo de deficiência.

Na solenidade, Rosinha falou sobre o Plano Nacional que aporta R$ 7 bilhões para serem investidos em cinco eixos: Acessibilidade, Educação, Saúde, Tecnologia e Mobilidade. “São recursos que chegarão também nos municípios alagoanos, onde as dificuldades são maiores que na Capital. Isso será possível através do Conselho, com organização e procedimentos burocráticos”, assegurou Rosinha.

O conselho é um órgão é à Secretaria de Estado da Mulher, da Cidadania e dos Direitos Humanos. Na solenidade, a secretária da pasta, Katia Born, disse que o Programa de Governo Alagoas Tem Pressa defende a inclusão social o que justifica a implantação do Conselho que vai formular e implementar políticas públicas de interesse das pessoas com deficiência.

O Conselho Estadual dos Direitos de Pessoas com Deficiência é composto de doze membros titulares e respectivos suplentes. Foram eleitos Família Alagoana Down; Federação das Associações Pestalozzi de Alagoas (Faspeal); Associação de Cegos de Alagoas; (Acal); Associação dos Amigos e Pais de Pessoas Especiais (AAPE); Fundação Casa do Especial (Funcae); Associação dos Deficientes Físicos de Alagoas (Adefal) e, como suplente, a Associação de Pais e Amigos do Autista (Assista).

Fonte: Alagoas em Tempo e Ascom Rosinha da Adefal

Nenhum comentário:

Postar um comentário