Tradutor

terça-feira, 16 de agosto de 2011

Seminário sobre Audiodescrição - 18 de agosto - Congresso Nacional‏

O Senador Lindbergh Farias, Presidente da Subcomissão Permanente de Assuntos sociais da Pessoa com Deficiência do Senado Federal (Casdef), a Deputada Federal Luiza Erundina, Coordenadora da Frente Parlamentar pela Liberdade de Expressão e o Direito à Comunicação com Participação Popular (Frentecom) e a Deputada Federal Rosinha da Adefal, Presidenta da Frente Parlamentar do Congresso Nacional de Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência (FrentePcD), convidam para o Seminário “Avaliação dos primeiros 45 dias de Audiodescrição nas televisões brasileiras – pela garantia do direito à comunicação e à informação da pessoa com deficiência”, a ser realizado no dia 18 de agosto de 2011 (quinta-feira), das 14 às 18 horas, no auditório Nereu Ramos da Câmara dos Deputados, na Praça dos Três Poderes – Brasilia/DF.
O seminário também contará com este recurso de acessibilidade durante toda a sua realização, além de serviço de transcrição em tempo real e interpretação de Libras.
O que é audiodescrição?

Durante um filme ou espetáculo, as pessoas com deficiência visual não conseguem captar todos os detalhes das canas, como cenários, cores, gestos, expressões faciais etc. Para minorar essa dificuldade, foi criado o recurso da Audiodescrição, que busca transformar em palavras aquilo que os olhos não podem ver.
Nos meios audiovisuais, essa descrição ocorre nas pausas entre diálogos das personagens ou nos intervalos das narrações.
Na Internet, o recurso é usado para descrever fotografias e outras imagens que serão reconhecidas pelos “leitores de tela”, programas usados por pessoas com deficiência para transformar em informações faladas as imagens e palavras escritas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário