Tradutor

quinta-feira, 14 de junho de 2012

Brasil agora tem Dia Nacional do Atleta Paraolímpico

Data será lembrada anualmente, em todo dia 22 de Setembro

No mês de maio foi aprovada lei que institui a data de 22 de setembro como o Dia Nacional do Atleta Paralímpico. A lei n.º 12.622 passou a vigorar desde 9 de maio, após ser sancionada pela Presidente da República Dilma Rousseff.

O autor do projeto de lei é o deputado Eliene Lima, do Estado de Mato Grosso. A data foi escolhida por coincidir com o dia da criação do Comitê Paralímpico Internacional (CPI), originado em 22 de setembro de 1989 e, além disso, faz alusão ao Dia Nacional de Luta das Pessoas com Deficiência, celebrado em todo dia 21 de setembro.

Em 2012, o primeiro Dia Nacional do Atleta Paralímpico será após duas semanas dos Jogos Paralímpicos de Londres, que acontecem de 29 de agosto a 9 de setembro.

O Brasil e os atletas paralímpicos

Os atletas paralímpicos brasileiros estão cada vez mais se destacando no mundo esportivo. Nas paralimpíadas de Pequim, em 2008, o país conquistou 16 medalhas de ouro, 14 medalhas de prata e 17 de bronze, classificando-se entre os dez primeiros colocados.

Em Guadalajara, no último Panamericano, realizado em 2011, os atletas paralímpicos conseguiram 81 medalhas de ouro, 61 de prata e 55 de bronze, de forma que alcançaram a primeira colocação no ranking.

Também a Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência em parceria com o Comitê Paralímpico Brasileiro, a Prefeitura Municipal de São Paulo e o Comitê de Apoio ao Paradesporto do Estado de São Paulo, realizará, de 15 a 20 de outubro de 2012, na cidade de São Paulo, as Paralimpíadas Escolares - 2012.

O evento é destinado aos alunos com deficiência física, intelectual e visual, na faixa etária de 12 a 19 anos e que estejam regularmente matriculados no ensino fundamental e médio. Serão oferecidas dez modalidades esportivas reconhecidas pelo Comitê Paralímpico Internacional. São elas: atletismo, bocha, futebol de 5, futebol de 7, Goalball, judô, natação, tênis de mesa, tênis em cadeira de rodas e vôlei sentado. A expectativa de participação é de 2.000 pessoas entre atletas, técnicos e dirigentes de 27 unidades da federação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário