Tradutor

sábado, 26 de maio de 2012

Novos membros do Conselho da Pessoa com Deficiência tomam posse

Os novos membros do Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência tomaram posse na manhã desta segunda-feira (21), no auditório Paulo Freire, na Secretaria Municipal de Educação (Semed). Eles irão cumprir mandato de dois anos, podendo ser reeleitos para novo mandato. Durante a posse, os conselheiros destacaram a importância do trabalho do colegiado em defesa da pessoa com deficiência, na busca constante de políticas públicas capazes de oferecer mais dignidade ao segmento.

A solenidade contou com a participação da vereadora Tereza Nelma (PSDB), representando a Câmara Municipal de Maceió, e da deputada federal Rosinha da Adefal (PT do B).

A deputada Rosinha da Adefal lembrou que o Brasil é o quinto país mais inclusivo em sua legislação. No entanto, tornar essa realidade prática é algo bem diferente. “Depois que o Brasil assinou a convenção da ONU, somos vistos hoje como pessoas. Mas, mesmo assim, é grande a dificuldade para tirar do papel esses direitos e revertê-los em favor da gente”,
disse ela, que tem deficiência física.

A secretária do Conselho, Danielle Vieira, explicou que as atividades dos novos conselheiros serão iniciadas após uma reunião, quando serão escolhidos presidente e vice, a fim de começar os preparativos para a Conferência Municipal da Pessoa com Deficiência, que deverá acontecer até o final de julho, preparatória para a Conferência Nacional, marcada para dezembro.
O conselho, que funciona no bairro do Farol, próximo ao escritório da Anatel, é formado por 14 representantes de governo, sendo sete titulares e mesmo número de suplentes, além de sete membros não-governamentais titulares e um suplente.

por Secom Maceió

terça-feira, 22 de maio de 2012

Delegados debateu até domingo (20), em Brasília, sugestões para compor o Plano Nacional de Transparência e Controle Social

Depois de mobilizar cerca de um milhão de pessoas, realizar 302 Conferências Livres e contar com a participação de 150 mil brasileiros nos estados e municípios, a 1ª Conferência Nacional sobre Transparência e Controle Social (Consocial) chegou à etapa final com o objetivo de priorizar 80 propostas das mais de 20,5 mil sugestões para a construção do Plano Nacional sobre Transparência e Controle Social. O evento aconteceu no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, em Brasília, até o ultimo domingo (20). Na solenidade de abertura, os mais de 1,2 mil delegados eleitos nas etapas anteriores para o debate nacional ouviram com atenção as palavras do ministro-chefe da Controladoria-Geral da União, Jorge Hage. Para Hage, a realização da 1ª Consocial é um marco histórico na vida pública nacional e, certamente, contribui para o processo de consolidação da democracia no Brasil. Segundo ele, além de ser a primeira vez que o tema é debatido em um processo conferencial, essa é uma demanda da sociedade civil. “É a participação da cidadania na elaboração e execução das políticas públicas”, afirmou. Hage lembrou, ainda, a Lei de Acesso à Informação, que entrou em vigor há dois dias e já computou mais de 1,6 mil pedidos de informação aos órgãos públicos. “A cultura de 500 anos de segredos e propriedades pessoais de servidores não será mudada em um dia, mas o dia 16 de maio Cialé o primeiro dia de uma caminhada revolucionária. A partir de agora, a publicidade é regra e o segredo passa a ser exceção”, disse o ministro. A diretora-executiva da Associação Brasileira das Organizações Não Governamentais (ABONG), Vera Masagão, fez um discurso enfático e bastante aplaudido pelos presentes. A representante da sociedade civil lembrou que o debate teve iniciativa popular e a Conferência era algo urgente. “A demanda por governos íntegros ultrapassa as discussões nas entidades civis como as ONGs e já é um clamor da sociedade. Por isso, vamos levantar a bandeira da transparência e do controle social para construirmos juntos um Brasil melhor”, enfatizou, ao alertar também para a necessidade do engajamento no processo pós-conferência e na implementação da Lei de Acesso à Informação. O secretário-executivo da Secretaria-Geral da Presidência da República, Rogério Sottili, também participou da cerimônia de abertura da 1ª Consocial. Representando o ministro Gilberto Carvalho, Sottili conclamou os delegados a fazer da Conferência um marco histórico na construção de um Brasil mais participativo. “Assim construiremos um país verdadeiramente rico, em que todos participam do crescimento e compartilham os verdadeiros valores e direitos da cidadania”, disse. A solenidade de abertura dos trabalhos da 1ª Consocial também contou com a presença do ministro dos Transportes, Paulo Sérgio Passos; do presidente do Tribunal de Contas da União, Benjamin Zymler; da subprocuradora-geral da República, Denise Vinci Túlio; e do vice-presidente de Negócios dos Correios, José Furian Filho.

sexta-feira, 11 de maio de 2012

Delegados preparados para a Conferência Nacional

Os 1.200 eleitos no processo conferencial chegam a Brasília (DF) no dia 17 de maio para o credenciamento no evento, que será realizado no Centro de Convenções Ulysses Guimarães

A 1ª Conferência Nacional sobre Transparência e Controle Social (1ª Consocial) está na fase de sistematização das propostas. Os 1.200 delegados eleitos chegam a Brasília (DF), no dia 17 de maio para o credenciamento na Etapa Nacional, a ser realizada entre os dias 18 e 20, no Centro de Convenções Ulysses Guimarães.

O número de delegados será proporcional à população dos estados e do Distrito Federal - conforme apurado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Para tanto, as 27 unidades da federação serão agrupadas em faixas populacionais.

A delegada eleita nas etapas preparatórias no estado de São Paulo, Kézia Alves, participará da Etapa Nacional como representante da sociedade civil. Membro do Conselho de Representantes de Conselhos de Escola (CRECE), Kézia falou sobre a sua expectativa para a Etapa Nacional. “Teremos uma excelente Conferência, pois as várias etapas garantiram a participação do cidadão comum. Espero que a Consocial seja democrática, transparente e organizada. As propostas que farão parte do Plano Nacional de Transparência e Controle Social poderão dar um novo norte para que os brasileiros exerçam plenamente seus direitos”, disse.

Os delegados eleitos nas Etapas Estaduais e Distrital, indicados pela Administração Pública Federal, integrantes da Comissão Organizadora Nacional (CON) e coordenadores-gerais das Comissões Organizadoras Estaduais (COEs), terão direito a voz e voto, assim como alguns convidados.

As passagens aéreas dos delegados serão emitidas pela Coordenação-Executiva Nacional e os bilhetes serão enviados para os e-mails de cada participante. As passagens poderão ser consultadas pelo site da Consocial ou pelo SAC, no número 0800 600 1704 (ligação gratuita, disponível de segunda à sexta-feira, das 8h às 18h).

Delegados eleitos por regiões

Representes

Norte

Nordeste

Centro-Oeste

Sul

Sudeste

Sociedade Civil

144

240

89

102

144

Poder Público

57

97

36

40

57

Conselhos de Políticas Públicas

24

40

15

17

24

terça-feira, 8 de maio de 2012

Construção da ADEFICAL em Campo Alegre - AL.

Construção da ADEFICAL em Campo Alegre - AL.

   Com lutas, suor e dedicação nós da ADEFICAL (Associação dos Deficientes Físicos de Campo Alegre), estamos aos poucos chegando aos nossos objetivos que são trazer a melhoria para as pessoas com deficiência. Um dos "gigantes" GRANDES! Já estamos conseguindo derrubar, que é enfim a construção da Nossa Sede em Campo Alegre que desde alguns anos atrás já vinhamos projetando para iniciarmos, mas por falta de recursos ficamos a espera de oportunidades.  E, como as oportunidades sempre aparecem para os que esperam, iniciamos já a Construção da ADEFICAL com a esperança de atender futuramente pessoas com necessidades especiais envolvente na comarca de Campo Alegre, incluindo Luziápolis e lugares próximos; já que o número de pessoas com deficiência vem aumentando dia após dia.

    A ADEFICAL está sendo preparada para atender pessoas que necessitam de terapia, tratamentos médicos ou mesmo de próteses e etc.; trazendo assim grandes benefícios às pessoas especiais. Futuramente estaremos anunciando aqui em nosso Blog, como você pode ser um dos nossos doadores ou ser cooperador de Nossa Instituição.