Tradutor

domingo, 31 de julho de 2011

Corpo de Bombeiros de Alagoas é sensibilizado para o cumprimento da Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência - priorização em situações


Na última quinta, 28, o comandante do Corpo de Bombeiros de Alagoas, Coronel Neitônio Freitas dos Santos, recebeu a visita da deputada federal Rosinha da Adefal.

O encontro serviu para a discussão de projetos e assuntos diversos, tanto do interesse das pessoas com deficiência, quanto do interesse da corporação.

O principal assunto discutido foi a necessidade de que o Corpo de Bombeiros de Alagoas dê cumprimento art. 11 da Convenção sobre os Direitos da Pessoa com Deficiência, tratado internacional da Organização das Nações Unidos (ONU), que hoje, no Brasil, tem força de Constituição, como se dela fizesse parte, nos termos do art. 5º, §3º, da CF/88.

As discussões, planejamentos e medidas preventivas diante de situações de emergência e de catástrofes climáticas precisam levar em consideração o cumprimento da Convenção dos Direitos das Pessoas com Deficiência, que dispõe sobre a necessidade de sua priorização.

A deputada explicou que "é preciso que se considere a necessidade de que tais planos e medidas disponham de previsão de resgate da pessoa com deficiência juntamente com suas ajudas técnicas e tecnologias assistivas, que caso abandonadas trarão prejuízos irreparáveis para a vida diária das pessoas com deficiência".

"Salvar um tetraplégico sem a sua cadeira de rodas, feita sob medida, é condená-lo ao confinamento, em uma cama, e diminuir consideravelmente sua expectativa de vida. O mesmo se diz de uma pessoa com deficiência visual, quando privada do seu cão-guia, entre outras situações que constituem dano irreparável à autonomia da pessoa com deficiência. E aqui não estamos falando de prejuízos patrimoniais, mas de redução de expectativa de vida", evidenciou a deputada.

Rosinha se informou sobre o conteúdo dos cursos de preparação da corporação, e se disponibilizou para realizar palestras sobre o tema e também para indicar nomes de especialistas renomados que possam trazerm informações técnicas sobre o tema.

O comandante considerou oportuna a atitude da deputada, uma vez que está se iniciando o Curso de Salvamentos Especiais, mais conhecido como “Águias”, e se comprometeu a repassar, de imediato, o conteúdo do documento entregue pela deputada aos responsáveis pela formação, que terão a responsabilidade de incluir essa ação na grade curricular.

Nenhum comentário:

Postar um comentário