Tradutor

sexta-feira, 6 de maio de 2011

A "Adefical" Informar

Boa alimentação auxilia na recuperação de pessoas com deficiência

Escrito por Qua, 20 de Abril de 2011 09:24

Além dos exercícios da fisioterapia e a da terapia ocupacional, a boa alimentação tem importante papel no processo de reabilitação de pessoas com deficiência. Devido às limitações físicas, é essencial que pessoas com deficiência ou com seqüelas de um AVC (Acidente Vascular Cerebral) tenham uma alimentação balanceada, pois a dificuldade em perder peso pode prejudicar a reabilitação.
Segundo a coordenadora da Nutrição da Rede de Reabilitação Lucy Montoro, ligada à Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Sofia Boschetti, é muito comum que pacientes com lesão medular apresentem excesso de peso.Na fisioterapia, o paciente com sobrepeso pode ter dificuldade em ficar de pé e sobrecarregar o joelho, impedindo a continuidade do tratamento”, exemplifica Sofia.
Além da prevenção à obesidade, outra linha de tratamento é a dietoterápica. Trata-se de orientações baseadas no peso e nos hábitos alimentares do paciente para evitar problemas cardiovasculares e casos de hipertensão. “Quem já sofreu um AVC não está livre de outro. “Nesses casos, preparações ricas em sódio, como feijoada, mortadela, macarrão instantâneo, hambúrguer e temperos devem ser evitados”, aconselha a nutricionista. Sofia acredita que a obesidade pode ser fruto não só da má alimentação. “Os pacientes ficam ansiosos e exageram no consumo. Muitos dizem que já têm muitos problemas e ignoram o sobrepeso”. O ideal é que o paciente tenha uma dieta saudável e não ganhe peso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário