Tradutor

quinta-feira, 28 de fevereiro de 2013


Prefeitos têm até sexta para convocar etapa municipal da Conferência das Cidades com exclusividade

Os eventos municipais servem como preparação para a fase estadual, prevista para setembro, e para a fase nacional, a ser realizada em novembro
Prefeitos mineiros têm até sexta-feira (22) para convocar com exclusividade a etapa municipal da Conferência das Cidades, a ser realizada de março a junho, como preparação para a fase estadual, prevista para setembro, e a nacional, no período de 20 a 24 de novembro de 2013, em Brasília. Caso não haja iniciativa do prefeito até o dia 22, a conferência poderá ser convocada pelo Poder Legislativo ou por entidades da sociedade civil, além do executivo municipal, até o dia 30 de março.
A 5ª Conferência das Cidades de Minas Gerais será realizada em Belo Horizonte e terá como tema “Desenvolvimento Urbano e Integração Regional das Cidades de Minas Gerais”, sendo promovida pelo Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Regional e Política Urbana (Sedru).
A conferência tem como foco principal o debate para implantação do Sistema Nacional de Desenvolvimento Urbano (SNDU), que integra e define os papéis dos governos federal, estadual e municipal em políticas de moradia digna, mobilidade, saneamento e planejamento urbano. A conferência consolida um processo iniciado com a inclusão das questões urbanas na Constituição de 1988 e depois com a criação do Conselho Nacional das Cidades e a construção de políticas e programas que buscam a justiça social e a democratização do Estado através do controle social.
Para a realização de cada conferência municipal deverá ser constituída uma comissão preparatória pelo Executivo e Conselho Municipal da Cidade, com a participação de representantes dos diversos segmentos sociais. Nos municípios sem conselho, a comissão preparatória será formada por representantes de entidade sociais. Cabe às comissões preparatórias definir o regimento municipal, com critérios de participação e de eleição de delegados para a etapa estadual.
O tema nacional da conferência neste ano será “Quem muda a cidade somos nós: reforma urbana já”, com debates sobre avanços, dificuldades, desafios e propostas consolidadas. As conferências municipais, estaduais e a nacional possibilitam aos governos conhecer as realidades locais, estaduais e regionais dentro das especificidades socioterritoriais e propicia a articulação nacional de diversos segmentos da sociedade civil.
Mais informações sobre a convocação e preparação da 5ª Conferência das Cidades podem ser obtidas no Conselho Estadual de Desenvolvimento Regional e Política Urbana (Conedru) ou pelo telefone (31) 3916-8555.

segunda-feira, 25 de fevereiro de 2013


   Neste último domingo na casa tesoureiro Davi Rolim, na rua Nossa Senhora do Carmo nº 190 nesta cidade reuniu a diretoria da ADEFICAL. Um dos pontos da pauta foi uma homenagem ao companheiro que faleceu neste último dia 07, Cícero Matias Gomes.   
   Também esteve presente o gerente do banco do Brasil João Neto, e falou sobre os financiamento para as PcD, que esta no plano federal, “Viver sem Limite” plano nacional dos direitos da pessoa com deficiência, que também esta incluído,
   Acesso educação
   Inclusão social
   Acessibilidade
   Atenção a saúde
   Outro ponto da pauta foi a eleição de FEDEFAl, Federação das Entidade de Pessoas com Deficiência de Alagoas, que acontecerá no próximo dia 22 de março do corrente ano.
    Foi discutido também sobre convenio, cronograma das próxima reunião, campanha para construção da sede da ADEFICAL, marcação de consulta e prescrição de órtese e prótese na ADEFAL.  

quinta-feira, 7 de fevereiro de 2013

A ADEFICAL - Associação dos Deficientes Físicos de Campo Alegre está de luto com a perca de um membro da sua diretoria que faleceu na madrugada de hoje. 
Que Deus o guarde e conforte a sua família. O enterro será amanhã dia 08/02/2013, as 09:00 hs.