Tradutor

quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

Reunião da FEDEFAL



A Fedefal, através do sue representante como o presidente João Ferreira, e o secretario Carlos Roberto, e o Diretor de esporte e lazer Ramilson Alexandre, junto de outras autoridade como secretario de administração e representando o poder Executivo Dario, representante da secretaria de Assistência Social Adriano e outros segmento da sociedade civil organizada e populares, se reunirão em Feira Grande, neste ultimo dia 24 (sexta feira), convocada pelo futuro presidente Nivaldo, para cria a Associação de Pessoas com Deficiência de Feira Grande.

com objetivo a defesa dos interesses das Pessoas com Deficiência, através de medidas que visam obter melhorias em suas condições de existência, mediante atuação junto à comunidade e aos Poderes Públicos no qual vem tendo apoio, para ampliação de assistência, amparo, capacitação profissional e aproveitamento da mão-de-obra das com pessoa deficiente e gerir suplementarmente estas atividades, a fim de promover sua plena integração na sociedade. Então o futuro presidente Nivaldo, que já vem desempeando este papel a anos, não vai ser difícil é só da continuidade.


domingo, 19 de fevereiro de 2012

Sancionada a Lei Federal nº 12 587 de 03/01/2012, sobre a Mobilidade Urbana

Em cem dias entrará em vigor a Política Nacional de Mobilidade Urbana
sancionada pela presidenta Dilma Rousseff e publicada dia (4) no Diário Oficial da União.
A nova lei está fundamentada no princípio da acessibilidade universal e tem o objetivo de promover a inclusão social e proporcionar a melhoria nas condições urbanas da população no quesito acessibilidade.
O documento esclarece também direitos dos usuários, como o de ser
informado, nos pontos de embarque e desembarque, sobre itinerários,
horários, tarifas dos serviços e modos de interação com outros modais.
As regras que definem as tarifas a serem cobradas também estão
estipuladas.
“É direito do cidadão ser informado em linguagem acessível e ter ambiente seguro com acessibilidade para a utilização do sistema”, afirma Coordenador-Geral de Acessibilidade da Secretaria Nacional de Promoção de Direitos da Pessoa com Deficiência, Sérgio Paulo Nascimento.
De acordo com a nova política, os entes federativos poderão fazer uso de instrumentos de gestão como restrição e controle de acesso e
circulação, permanente ou temporário, de veículos motorizados em locais e horários predeterminados. São Paulo, por exemplo, já utiliza o sistema de rodízio de automóveis na tentativa de amenizar os problemas de trânsito.
Prevê também a aplicação de tributos para utilização da infra-estruturar urbana, visando a desestimular o uso de “determinados modos e serviços de mobilidade”. Mas garante, no entanto, que os recursos obtidos por esse meio serão aplicados exclusivamente em infra-estruturar urbana “destinada ao transporte público coletivo e ao transporte não motorizado”, e no financiamento do subsídio público da tarifa de transporte público.
Aos entes federativos caberá, segundo a lei, estipular padrões de
emissão de poluentes para locais e horários determinados, bem como
monitorar e controlar as emissões dos gases de efeito local e de efeito
estufa, podendo, inclusive, restringir o acesso a vias com índices críticos de poluição.
Poderão, ainda, dedicar espaço exclusivo nas vias públicas para os serviços de transporte público coletivo e para meios de transporte não
motorizados, além de estabelecer políticas para estacionamentos públicos e privados.

sexta-feira, 17 de fevereiro de 2012

Rosinha, Romário e Ronaldo fazem parceria para promover a participação de pessoas com deficiência nos jogos da Copa

A CBF doará 32 mil ingressos a pessoas com deficiência para a Copa do Mundo de 2014, os ex-jogadores Romário e Ronaldo, distribuindo 500 entradas para cada jogo.

A doação foi anunciada em entrevista coletiva no Rio de Janeiro convocada por Ronaldo, integrante do conselho administrador do Comitê Organizador Local (COL) da Copa e Romário, que é vice-presidente da Frente Parlamentar do Congresso Nacional em Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência.

A deputada Rosinha da Adefal, presidente da Frente Parlamentar do Congresso Nacional em Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência, esteve na coletiva e falou da importância desta integração das pessoas com deficiência. “Através dessa doação pessoas com deficiência de baixa renda poderão ter uma experiência inesquecível. Imagino a emoção de um cego, que não vê com os olhos, mas sim com outros sentidos, de poder assistir a uma partida da Copa”.

A deputada lembrou que o papel da frente é garantir a autonomia da pessoa com deficiência, doando os ingressos àquelas que não têm condições financeiras, mas também cobrando os recursos necessários para que desfrutem o máximo desses momentos. “Precisamos ter em cada evento recursos que tragam autonomia à pessoa com deficiência como a áudio-descrição, o intérprete de Libras e a acessibilidade física”.

A Lei Geral da Copa, atualmente debatida no Congresso, é uma legislação especial que inclui, entre outros, os compromissos assumidos pelo Governo perante a Fifa para ter o direito de organizar o evento em 2014. No entanto, o projeto apresentado foi criticado pela entidade máxima do futebol mundial, que pediu algumas remodelações.

A Fifa se opõe, por exemplo, à concessão de descontos nas entradas a idosos e estudantes de escolas públicas e à proibição do consumo de bebidas alcoólicas nos estádios, o que está previsto nas leis brasileiras.

Para superar tal problema, o Governo, o Congresso e a entidade estão negociando um acordo que pode destinar uma parte do total de ingressos que será vendido no país a idosos, estudantes, deficientes e indígenas, que irão adquirir as entradas a preços populares.


Bloco Balança Mas Não Cai da ADEFAL, anima o bairro do Farol

A Associação dos Deficientes Físicos de Alagoas (Adefal) realizou a 8ª edição do Bloco Balança Mas Não Cai, na última quinta (16/02/12). Associados, familiares, funcionários e dezenas de pessoas acompanharam com muita alegria o bloco.

A deputada Rosinha da Adefal caiu na folia ao lado do presidente da Adefal, Luiz Carlos Santana e frisou a importância das pessoas com deficiência também participarem das datas comemorativas junto com amigos e familiares. “É uma festa da inclusão social”, declarou.

A festa foi animada pela Banda de Música da Polícia Militar e pela Orquestra de Frevo do povoado Massagueira, em Marechal Deodoro. O bloco contou ainda com o desfile de fantasias e o com o tradicional Bumba-meu boi.

quinta-feira, 16 de fevereiro de 2012

Ministra Maria do Rosário irá no lançamento do Plano Viver sem Limite em Alagoas

A Ministra de Estado da Secretaria Especial de Direitos Humanos da Presidência da República (SEDH/PR), Maria do Rosário, recebeu a deputada Rosinha da Adefal, presidente da Frente Parlamentar do Congresso Nacional em Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência, para tratar do Plano Viver sem Limite.

Durante o encontro, a parlamentar e a ministra conversaram sobre a divulgação do Plano no Estado de Alagoas. Rosinha convidou a Ministra para ir a Maceió em Março para o lançamento, a Ministra se comprometeu a comparecer no evento.

Para a deputada, o encontro foi muito proveitoso, pois consolida a parceria da Frente Pcd com a Secretaria de Direitos da Pessoa com Deficiência,. Para Rosinha é muito importante divulgar o Plano e esclarecer as dúvidas da população.

A convite da deputada, a Ministra irá comparecer à 1ª reunião da Frente PcD de 2012 para falar do Plano Viver sem Limite e de outros assuntos de importância à pessoa com deficiência.

terça-feira, 14 de fevereiro de 2012

Banco do Brasil oferece microcrédito às pessoas com deficiência


Lançamento da linha de crédito do Banco do Brasil às pessoas com deficiência para aquisição de produtos de tecnologias assistidas.

Os recursos do crédito integram as ações do plano Viver Sem Limite, e são destinados para o financiamento de bens e serviços para auxiliar na acessibilidade, independência motora, autonomia e segurança para a pessoa com deficiência, com valor mínimo de R$ 70,00 e máximo de R$ 30 mil.

Para a ministra Maria do Rosário, da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República (SDH/PR), o microcrédito irá possibilitar um o acesso a tecnologias assistidas que qualificam e melhoram a vida das pessoas com deficiência.

O microcrédito poderá ser feito por pessoas físicas com renda mensal de até 10 salários mínimos. O BB Crédito Acessibilidade tem prazo para pagamento de até 60 meses e a taxa de juros será de 0,64% ao mês, sem tarifa de abertura de crédito, disponível para pessoas com renda de até 10 salários mínimos.

Com esse crédito as pessoas com deficiência poderão adquirir, por exemplo, cadeiras de rodas motorizadas, impressora em Braille, lupas de grande resolução e aparelhos auditivos.

Esta modalidade destina-se ao próprio deficiente ou a um terceiro que queira adquirir tais equipamentos para destinar a outra pessoa.

segunda-feira, 13 de fevereiro de 2012

Reunião da diretoria da ADEFICAL

Neste ultimo Domingo dia 12, nas dependência da residência do Davi, nosso tesoureiro, reuniram-se a diretoria da ADEFICAL, para discutir as ações, os problema, as dificuldade, entre elas a maior a falta de recurso, fica difícil hoje fazer qual quer tipo de trabalho dentro de uma comunidade sem dinheiro, mais se depender da sua diretoria a ADEFICAL, vai continua fazendo o seu papel que é defender o direito das pessoas com deficiência, e ajudar, no que podemos, claro que dentro das nossas limitações que são muitas. Mais também temos o que comemora, graças a alguns amigos, parceiro vamos começa a realiza o nosso maior sonho que é a construção da nossa sede para melhor servi as PcD, e que todos da ADEFICAL, esta a disposição para o que precisa, que em parceria com a ADEFAL podemos ajuda em relação a cadeira roda, prótese, aparelho ortopédico, e etc, também algumas especialidade na média e alta complexidade, pode procura alguém da diretoria de ADEFICAL.

quarta-feira, 1 de fevereiro de 2012

Eletrobrás presta esclarecimento pela constante falta de energia


Depois da audiência pública com a Eletrobrás para a juste de conduta, aconteceu na manhã de hoje, 31 mais uma reunião com representantes da Eletrobrás, Ministério Público, o Juiz, Dr. Mauro Baldini, representante do comércio, sociedade civil e câmara de vereadores de Campo Alegre, para tenta resolver ou quem sabe melhorar as falta constante de energia do nosso município.

Abriu a reunião o Dr. Andresson Charles.promotor, tratando dos problemas na distribuição de energia para o Município de Campo Alegre, além das oscilações que tem prejudicado os consumidores.

Em seguida alguns segmento falou dos últimos dias que tornou a situação insustentável, onde dia inteiro falta energia elétrica, além de que, durante as últimas semanas o fornecimento sempre sendo feito de forma irregular, pois em vários momentos tem-se a falta de energético, prejudicando toda a população. Ocasionando outros problemas, como falta de água, algumas operadoras de telefonia celular sem sinal, prejuízo com perca de alimentos, além de a noite ruas totalmente.
as escuras, facilitando a ação de vândalos, sem contar a demora da equipe de manutenção quando é chamada e as vezes em vez de resolver o problema, faz arranjos.

Representante da Eletrobrás se posicionou dizendo que, o que estava a seu alcance com responsável pela região tinha feito, com trocas de isolador, balanceamento de rede e outros, e está dependendo de recursos para fazer algumas reformas e que à parti de julho vai ser liberado do governo federal 240 milhões pra estado, onde 40% vai ser destinado para essa regional.E que a maioria dos problema são causado pelas ações do período moagem, com colisões de veículos em postes, queimadas da cana-de-açúcar e irrigação. E o que poderia fazer de imediato é aumentar a equipe de técnicos, balanceamento de rede e podar árvores.

O juiz falou ainda do Termo de Ajuste de Conduta-TAC assinado pela Eletrobrás no ano passado, falou também da multa que a Eletrobrás pode vim a paga com os descumprimento do TAC,

Foi também marcada uma outra reunião no próximo dia 10, com os diretores de campo das Usinas diretores da região (Porto Rico, Sinimbu, Guaxuma e Seresta) e os grandes fazendeiros da região(produtores de cana-de-açúcar),