Tradutor

sexta-feira, 21 de outubro de 2011

VIII CONFERÊNCIA ESTADUAL DE ASSISTÊNCIA SOCIAL DE ALAGOAS











Nesta segunda feira, dia 17 a 18 de Outubro de 2011, no Centro Cultural e de Exposições Ruth Cardoso na capital alagoana, foi realizada a VIII Conferência Estadual de Assistência Social, com o lema “CONSOLIDAR O SUAS E VALORIZAR OS SEUS TRABALHADORES”. A realização da conferência consolida mais uma vez o processo de avaliação e proposição do Sistema Único de Assistência Social em Alagoas, constituindo-se como espaço de participação popular político e democrático. Nesta oitava edição discutimos e deliberamos propostas para consolidação do SUAS, com a valorização dos trabalhadores e a qualificação da gestão dos serviços, programas, projetos e benefícios.
Os conselhos cumpre não apenas seu papel constitucional, mais reafirma a importância da realização das conferências como exercício do controle social, configurando-se em instância legitima para avaliar os desafios e impasses da implementação do SUAS em Alagoas.
Com este lema, contamos com o compromisso dos usuários, das entidades prestadoras de serviços sócio assistenciais, dos trabalhadores da área e dos representantes governamentais para o fortalecimento do protagonismo dos trabalhadores na profissionalização da política pública de Assistência Social, através de sua política de capacitação, do cofinanciamento da gestão do trabalho e da instalação das mesa de negociação, no sentido de materializar os princípios e diretrizes da NOB/RH/SUAS em Alagoas.

segunda-feira, 3 de outubro de 2011

VII Conferência Estadual de Saúde

Neste ano de 2011, a sociedade alagoana, representada pelos segmentos de usuários do SUS, prestadores de serviços, profissionais de saúdes e gestores, mobiliza-se para realização do maior evento de política pública de saúde do Brasil, a 14ª Conferência Nacional de Saúde. As etapas prévias, Conferências Municipais e Estaduais são significativas para os resultados que ansiamos concretizar, através de efetivas ações, execução das diretrizes definidas e da consolidação das proposições deliberadas, para os próximos quatro anos, no país.
A VII Conferência Estadual de Saúde,que foi realizada de 26 a 29/09 em Alagoas, foi a oportunidade e espaço coletivo para discutir e debater as propostas a advindas dos 102 municípios alagoanos para o Estado e para definir a projeção para a 14ª conferência nacional. É portanto, um espaço avaliativo e de proposições, acerca dos meios, serviços programas e estratégias (ações), dificuldades e desafios, para a política de saúde alagoana e brasileira.
As conferência de saúde são legalmente reconhecidas como instâncias de Controle Social no SUS, segundo a Lei 8142/90, com a missão de avaliar e propor diretrizes para a formulação da política de saúde nos níveis municipal, mais no nosso município foi prejudicada pela falta de organização na conferência municipal, e com isso quem perdeu foi o usuários, que quase não tinha representante, 2 (dois) a penas, enquanto isso, trabalhador e gestor tava cheio, e pio foi na estadual, considerado de médio porte cima de 50 000 habitantes, Campo Alegre só tinha 1(um), representante de usuário, e os demais município tinha 4(quatro), mesmo com todas essas dificuldades Campo Alegre tem representante na 14ª Conferência Nacional, Ramilson da Adefical, que participou da conferência municipal, estadual e via pra federal, defender as propostas que saiu do nosso município e defender o SUS, como um sistema que foi concebido para atender universal e indiscriminadamente; como um sistema de maior inclusão do mundo, reconhecendo suas falhas, mas lutando para corrigi-las e o defendendo, como patrimônio do povo brasileiro e falando não privatização.

domingo, 2 de outubro de 2011

Ex-jogador e deputado federal Romário visita Adefal


Lideranças de pessoas com deficiência, acompanhado da deputada federal Roseane Cavalcante (Rosinha da Adefal) o ex-jogador e deputado federal Romário realizou na tarde de quinta-feira (22) uma visita a sede da Associação dos Deficientes Físicos de Alagoas – Adefal. Durante a visita além de conhecer os diversos serviços oferecidos pela Instituição o ex-jogador participou de um momento solene no qual recebeu o certificado Amigo da Adefal Após visita a sede da Adefal Romário seguiu para o Ginásio do SESI onde participou de jogo beneficente entre os Amigos de Romário X Amigos da Rosinha. O ingresso é 1k de alimento não perecível que foi doado para entidades de pessoas carentes.